DE 2ª A 6ª DAS 8H ÀS 22H E AOS SÁBADOS DAS 9H ÀS 17H (HORÁRIO DE BRASILIA).

CURSO DE Graduação

Teologia a distancia

O curso de Bacharel em Teologia a distância da Unicesumar está voltado, para a formação de líderes religiosos, mas também à formação de pessoas interessadas no saber teológico com fins de pesquisa e que buscam uma compreensão aberta e integradora da vida humana e da ação igreja-sociedade.

Curso autorizado pelo MEC | Resolução CONSUNI nº 28 de 03 de setembro de 2015

O curso de Bacharelado em Teologia a distância da Unicesumar tem como objetivo principal o estudo da teologia cristã de tradição protestante. Nesse sentido, fundamenta-se no pensar a fé em Deus e a visão cristã do ser humano, como sujeito capaz de pensar o mundo, de transformar a si e de compreender, por intermédio do pensar teológico, como se realiza a vinculação com o transcendente, tendo a intenção de colaborar com o aprofundamento e a vivência comunitária em uma perspectiva acadêmico-científica voltada para o diálogo com as outras ciências.

Assim, tem implicações de caráter não apenas religioso, mas também filosófico, antropológico, histórico e científico, apontando caminhos para a transformação da sociedade no diálogo entre academia e sociedade, fé e razão.

Lecionado por professores especializados na área, aonde 80% do corpo docente são Mestres e Doutores.

As aulas poderão ser assistidas no seu Polo Presencial ou ainda em qualquer computador que tenha acesso à internet.

O estágio supervisionado e o TCC são obrigatórios e fazem parte da sua grade curricular, sendo indispensável para a aprovação e conclusão do curso.

Confira a lista completa das disciplinas oferecidas, clicando em Matriz Curricular.

O bacharel em Teologia pode atuar em:
– Liderança eclesiástica e ministerial (igrejas, pastorais e ministérios);
– Agências missionárias e/ou humanitárias;
– Capelania hospitalar, empresarial, escolar, militar, prisional, esportiva e em plataformas marítimas;
– Docência no Ensino Teológico e áreas afins das humanidades;
– Editoras, na produção de revistas e livros voltados para a religião;
– Atividades em ONG’s de atendimentos religiosos, sociais e humanitários;
– Desenvolvimento de pesquisas na área da Teologia, Ciências das Religiões e áreas afins.

Para o desenvolvimento das atividades relacionadas aos serviços religiosos, sociais e humanitários nas comunidades cristãs e na sociedade de maneira geral, o teólogo se caracterizará por:

– atuar como líder ministerial, comprometido com a fé e a ética cristã;

– ser exemplo de coerência em sua práxis teológica, demonstrando articulação entre teoria e prática, discurso e ação;

– realizar cultos, celebrações e programações, organizar a liturgia e ministrar os ofícios inerentes ao serviço de uma comunidade de fé;

– formar lideranças e multiplicadores para os diversos setores de trabalho de uma comunidade cristã e exercer a liderança espiritual, teológica e administrativa da comunidade a partir de uma atitude de amor, humildade, diálogo e serviço;

– planejar e realizar ações voltadas para administração e à edificação de comunidades cristãs, com ênfase nas atividades inerentes à dimensão pastoral e missional, mantendo o olhar no atendimento das demandas de ensino e sociais/diaconais da comunidade;

– compreender os conceitos pertinentes ao campo específico do saber teológico segundo sua tradição, e ser capaz de estabelecer as devidas correlações entre esses e as situações práticas da vida;

– integrar várias áreas do conhecimento teológico para elaborar modelos, analisar questões e interpretar dados em harmonia com o objeto teológico de seu estudo;

– compreender a construção do fenômeno humano e religioso sob a ótica da contribuição teológica, considerando o ser humano em todas as suas dimensões e refletir criticamente sobre a questão do sentido da vida;

– analisar, refletir, compreender e descrever criticamente os fenômenos religiosos, articulando a religião e outras manifestações culturais, apontar a diversidade dos fenômenos religiosos em relação ao processo histórico-social;

– compreender a dimensão da transcendência como a capacidade humana de ir além dos limites que se experimentam na existência;

– exercer presença pública, interferindo construtivamente na sociedade sob a perspectiva da transformação da realidade e na valorização e promoção do ser humano e do cosmo;

– assessorar e participar de instituições confessionais, interconfessionais, educacionais, assistenciais e promocionais;

– participar de comitês e conselhos interdisciplinares, como os comitês Ambientais e de Bioética, Ética em Pesquisa, Juntas de Conciliação, entre outros, promovendo a defesa dos direitos inalienáveis do ser humano e contribuindo para a construção permanente de uma sociedade mais justa e harmônica;

– compreender as dinâmicas socioculturais e as problemáticas contemporâneas.

Se identificou com as tarefas acima, gostaria de desempenha-las em um possível ambiente de trabalho?
Inscreva-se agora!

Torne-se um profissional qualificado pela Unicesumar, que esta entre as melhores instituições de ensino do país.

Segunda-feira: 19h00 às 19h50

3 Anos
Bacharelado em Teologia

Roney de Carvalho Luiz

Formação: Possui graduação em Teologia pelo Centro Universitário de Maringá (2006) e mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2012), contemplado com bolsa de estudos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Experiência: Graduando no curso de licenciatura em História pelo Centro Universitário de Maringá. Atua como coordenador e professor dos cursos de graduação e pós-graduação em teologia na Unicesumar.  Atua principalmente em teologia bíblica.