O curso de Graduação em Gestão de Cooperativas a distância da Unicesumar prepara o aluno para aplicar a tecnologia para melhor implementar os conceitos e práticas fundamentais do cooperativismo, voltados à implementação e gerenciamento dos diversos setores de uma cooperativa.

Curso autorizado pelo MEC | Resolução CONSUNI nº 19 de 03 de setembro de 2015

O curso tecnólogo em Gestão de Cooperativas da Unicesumar prepara o aluno para planejar e gerenciar as atividades de cooperativas e seus respectivos negócios. O cooperativismo é um movimento internacional que possui características peculiares, como doutrina, princípios, filosofia e legislação próprias. O profissional de Gestão de Cooperativas deve aplicar a tecnologia para melhor implementar os conceitos e práticas fundamentais do cooperativismo, voltados à implementação e gerenciamento dos diversos setores de uma cooperativa.

Tais profissionais poderão atuar em cooperativas singulares, cooperativas centrais ou federações e confederações de cooperativas. No Brasil, existem cooperativas em 13 ramos da economia. São eles: Consumo, Social, Trabalho, Educacional, Transporte, Agropecuária, Saúde, Crédito, Habitacional, Produção, Infraestrutura, Mineral e Turismo e Lazer.

O profissional de Gestão de Cooperativas formado pela Unicesumar deve apresentar as seguintes competências:

• ­ Criar, implantar, organizar e administrar cooperativas, conforme legislação pertinente ao setor.
  • ­ Aplicar a tecnologia para melhor implementar os conceitos e práticas fundamentais do cooperativismo.
  • ­ Gerenciar as cooperativas de diferentes ramos e níveis de organização, como as cooperativas singulares, centrais, federações ou mesmo confederações de cooperativas.
  • ­ Planejar e gerenciar atividades de cooperativas e seus respectivos negócios.
  • ­ Prezar pela filosofia do cooperativismo, bem como sua doutrina, princípios e valores.

Sexta-feira: 20h10 às 21h00

Matutino
Tecnólogo em Gestão de Cooperativas

Silvio César de Castro

Formação: Mestre em Administração de Empresas com concentração em Gestão de Negócios pela Universidade Estadual de Maringá (2006). Pós-Graduado em MBA-Finanças pelo CESUMAR – Centro Universitário de Maringá (2000); e possui graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela Universidade Estadual de Maringá (1998).

Experiência: Atuou por 25 anos no mercado financeiro por meio de instituições financeiras múltiplas e cooperativa de crédito. Foi gestor de crédito, coordenando a parte de análise de crédito, emitindo pareceres sobre decisões e estratégias sobre produtos de crédito sempre se embasando em informações econômicas internacionais, nacionais e locais. Possui experiência de crédito internacional por meio de Intercâmbio Empresarial Internacional junto ao Council Of Credit Unions, Inc., WOCCU, Texas, Estados Unidos.