Logo UniCesumar
DÚVIDAS? 0800 600 6360 De 2ª a 6ª das 8h às 22h e aos Sábados das 9h às 17h (Horário de Brasilia).

No curso de produção Cervejeira, o aluno terá todo o embasamento teórico e prático necessários para sair das nossas salas de aula e assumir a produção de uma cervejaria.

Curso Autorizado pelo MEC | Resolução CONSUNI nº 27, de 28 de setembro de 2018.

CONHEÇA O CURSO

O graduado no curso de Produção Cervejeira* da EAD Unicesumar será o profissional que planeja, implanta, executa e avalia os processos de produção de cerveja, dominando as técnicas de produção de cerveja e variações de receitas, desde a seleção dos insumos e cálculos adaptados. Realiza análise microbiológica, bioquímica, físico-química e sensorial na produção. Supervisiona os processos de produção de cerveja. Coordena programas de conservação e controle de qualidade no processo de industrialização. Gerencia a manutenção de equipamentos na indústria. Elabora e executa projetos de viabilidade econômica da cervejaria.

*Curso para maiores de 18 anos. 

 

MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho para o tecnólogo em Produção Cervejeira está em expansão, o que possibilita ao profissional atuar na produção de cervejas e gestão da produção em cervejarias e brewpubs; como consultor em processos e mercado cervejeiro, auxiliando cervejarias, brewpubs e cervejarias ciganas, entre outros empreendimentos cervejeiros; como distribuidor de bebidas e brewshops; bem como ter sua própria marca, sua própria cervejaria.

PERFIL PROFISSIONAL

Adulto, trabalhador, presente no mercado de trabalho que sonha em ser empreendedor, que tenha como hobby fazer cerveja e almeje ter sua marca de cervejas especiais ou cervejaria própria.

INFORMAÇÕES ACADÊMICAS

Segunda-feira: 19h00 às 19h50

 

2 anos
Noturno
Superior Tecnólogo em Produção Cervejeira
1.840 horas HORAS
80 horas HORAS

MATRIZ CURRICULAR

Coordenação

Diogo Henrique Hendges

Formação: Doutor em Ciências com habilitação em Biotecnologia Industrial, pela Universidade de São Paulo (USP) – Escola de Engenharia de Lorena (EEL), onde estudou a produção de cervejas utilizando adjuntos não convencionais. Também realizou estudos de produção de diferentes tipos de bebidas como cachaça, vinho, uísque, hidromel, entre outras. Possui Mestrado em Biotecnologia, com ênfase em Bioprocessos, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), onde estudou a produção de enzimas em processos fermentativos em estado sólido. Graduado em Tecnologia em Química Industrial, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR), onde, em seu trabalho de conclusão de graduação, estudou a produção de frutooligossacarídeos utilizando processo fermentativo submerso. Participou de Treinamento Profissional Avançado em Biotecnologia, pela InWent (Capacity Building International), Helmholtz Centre for Infection Research (HZI)/Technische Universität Carolo-Wilhelmina (TU-Braunschwieg), Alemanha, tendo trabalhado com engenharia de carboidratos obtidos por processos fermentativos e enzimáticos, para aplicação em alimentos e produtos farmacêuticos.
Experiência: Trabalhou como auxiliar de laboratório de controle de qualidade em uma usina de laticínios. Estagiou em laboratório de controle de qualidade de alimentos e águas e também em laboratório de química (CEFET-PR). De julho de 2009 a julho de 2011 atuou como professor substituto na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco, nos cursos superiores de Engenharias Elétrica, Civil e Mecânica, bem como docente do Curso Técnico em Alimentos. Entre 2014 e 2016 foi professor da Faculdade de Pato Branco (FADEP), onde atuou como professor dos cursos de Engenharia Elétrica, Enfermagem e Gastronomia. De 2016 a 2018 atuou como docente colaborador da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, atuando pelo Centro de Engenharias e Ciências Exatas, como professor dos cursos de Química Bacharelado, Química Licenciatura e Engenharia Química. Atualmente é docente da UTFPR-Toledo, no curso de Tecnologia em Processos Químicos, lecionando as disciplinas de Tecnologia em Processos Químicos, Tecnologia de Alimentos, Composição de Alimentos e Bromatologia.

ENTENDA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Fique por dentro de como funcionam as aulas da educação a distância da Unicesumar.

A Unicesumar se preocupa em oferecer a melhor plataforma de educação a distância, investindo em equipamentos, estrutura e corpo docente, para proporcionar aos seus alunos um aprendizado com conforto e qualidade. A educação a distância é caracterizada pela possibilidade de assistir as aulas no lugar que você preferir e na hora que desejar. Afinal, é o aluno que organiza seu tempo e controla o seu desenvolvimento, com flexibilidade para estudar de qualquer lugar, a hora que lhe for conveniente.

Vídeo Educação a Distância
Logo Unicesumar educação a distância

* Melhor IGC contínuo entre os 10 maiores grupos educacionais privados do Brasil, segundo a Hoper Educação - Análise setorial da educação superior privada de 2017.